top of page

Corpo e Expressão, Literatura e outros Saberes

Esta página apresenta uma sequência didática clara e objetiva aplicada na turma 2ª série C. Uma das aulas foi acompanhada pelo CGPG Adão. 

Aqui, também, apresento um relato sobre as avaliações aplicadas nas turmas de 2ª e 3ª série e uma devolutiva dos alunos.

Com relação a sequência didática: as aulas de expressão corporal e facial fazem parte do Itinerário Formativo "Construção da Personagem". Durante o semestre os alunos estudaram diversas formas de expressões através de fotografias, vídeos e práticas pessoais para que pudessem ao fim do semestre identificar e construir personagens complexos.

Deixo abaixo 2 aulas em PDF da sequência aplicada em sala.

Além do Itinerário Formativo citado, também trabalhei com "Cultura, Corpo e Literatura" na 3 série. Nesta disciplina eu abordei com os alunos, textos literários de forma mais profunda; e isso serviu como base para os estudos literários em Língua Portuguesa. 

Outro fator importante desta matéria foi o fato de os estudantes poderem escolher de que forma gostariam de analisar os textos de forma comparativa. Ao estudar textos densos como "Metamorfose" e o "Corcunda de Notredame", eles puderam assistir ao fime "Shrek", que aborda de um jeito mais suave a questão do corpo como é visto na literatura em diferentes épocas.

Quanto aos métodos avaliativos: os alunos foram avaliados, principalmente, através da Redação Paulista (escrita, reescrita e transcrição), atividades do CMSP e Prova Paulista. Tais avaliações fazem sentido uma vez que aborda diversos lados do processo de aprendizagem (A redação desenvolve a habilidade escrita e sua transcrição na plataforma oferece devolutiva imediata; as atividades do CMSP exercitam os alunos para a avaliação bimestral; a Prova Paulista é um termômetro para professores e alunos de como estão indo as aulas).

Pedi que os alunos repondessem a um questionário sobre as avaliações e o resultado foi satisfátório.

Veja abaixo imagens da sequência didática e da pesquisa feita com os alunos sobre as avaliações.

bottom of page